Secretária Municipal de Ordem Pública
Histórico Localização

       A origem do bairro Bangu, conforme fatos históricos, iniciou-se em meados do século XVII, mais exatamente em 1673, quando o nome "Bangu" foi registrado oficialmente em documentos oficiais de propriedade, como o da Fazenda Bangu, que foi grande produtora de açúcar e seus derivados. A palavra Bangu tem dois significados distintos por correntes históricas, uma com significado de "anteparo negro, paredão negro" (origem Tupi), a outra vem do africano bangüê, nome dado pelos escravos a local do engenho onde se guardava o bagaço da cana-de-açúcar. No ano de 1889, foi fundada a Companhia Progresso Industrial do Brasil (Fábrica Bangu), cuja atividade era a produção têxtil. A partir da fundação da Fábrica, o espaço rural foi se transformando rapidamente em urbano, contribuindo para um povoamento acelerado, devido a necessidade de operários para a Companhia, sendo também responsável por trazer para a região importantes obras, a citar a Estação Ferroviária de Bangu, em 1890; o ramal ferroviário de Santa Cruz, em 1892; a fundação da Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília, em 1908, entre outras, viabilizando-se um progressivo processo de urbanização e desenvolvimento.
     Sendo uma das regiões que mais cresce na Zona Oeste, a região de Bangu, atualmente, conta com uma população estimada em 240.000 habitantes, e setores em pleno desenvolvimento, como o habitacional, comercial, cultural, etc. Não podemos deixar de falar do Calçadão de Bangu, que é o pólo do comércio local, e também palco de grandes eventos como o aniversário da XVII RA, que anualmente é realizado com o tradicional corte do bolo de aniversário, que a cada ano aumenta um metro, referenciando a idade da Administração Regional.
       Fundada em 22 de novembro de 1961, a XVII Região Administrativa, situada à Rua Silva Cardoso, 349 - Bangu, atende aos bairros de Bangu, Padre Miguel e Senador Camará, com a importante função de, com o apoio da população local, buscar melhorias e manutenção em todos os setores relacionados ao desenvolvimento de todos os bairros abrangidos por este órgão, e proporcionar à todos os moradores, melhores condições de vida relacionadas ao bem-estar social.
       No complexo da XVII RA, a população poderá contar com serviços relacionados a expedição de documentos (carteira de identidade, carteira trabalho, alistamento militar); e também com órgãos da área social, de fiscalização, de obras, da terceira idade.
       É através das Administrações Regionais que a Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro se faz presente em todos os bairros do Município do Rio.

Escola Municipal Getúlio Vargas

Igreja Evangélica Congregacional

Vila de São Pedro

Igreja de São Sebastião



 
Copyright © 2009 Secretaria Municipal de Ordem Pública